Publicado em

A queda de cabelo é comum na gravidez? Por que ela ocorre?

Queda de cabelo na gravidez

O mais comum durante a gravidez é o cabelo ficar mais volumoso, denso e crescer mais. Existem três fases de crescimento, a anágena (crescimento), a catágena(repouso) e a telógena (queda). Na gestação, todos os fios entram na fase anágena por conta dos hormônios do HCG e da progesterona que são produzidos nesse período.

No entanto, embora seja mais raro, a queda de cabelo nesse período também pode ocorrer. Quer entender porque isso acontece? Continue a leitura!

Alimentação desequilibrada

A alimentação influencia muito na saúde dos cabelos, por isso, as gestantes devem sempre fazer a reposição de vitaminas no organismo. É importante lembrar-se de que está se alimentando por dois e isso não significa comer mais e sim comer melhor.

Alimentos com vitamina A, vitamina B12 e B1 precisam estar na dieta. Além disso, também é preciso investir bastante em alimentos com ferro e proteínas. Caso tenha dúvidas sobre as melhores opções, a recomendação é procurar um nutricionista que pode indicar a melhor dieta e adaptá-la às suas necessidades.

Estresse

O estresse também é um fator que pode levar a queda de cabelo. Como a gravidez é um momento cheio de medos, receios do futuro e preocupações para a chegada do bebê, pode ser que a queda tenha como causa esse componente emocional.

Se você estiver se sentindo estressada, tente passar por esse momento de forma mais tranquila. Não tenha vergonha de pedir apoio aos amigos e familiares e estar cercada por pessoas que te desejem bem e te ajudem. Faça atividades relaxantes e encontre um hobby para tentar não focar muito nas inseguranças sobre o futuro.

Fios ressecados e frágeis

Alguns cabelos começam a cair porque já estavam frágeis e ressecados antes da gravidez. A progesterona também pode levar a alterações capilares que podem contribuir para a queda. Sendo assim, se o cabelo começar a cair ou se partir perto da raiz, fale com o médico sobre isso na sua próxima consulta de pré-natal e, se necessário, procure um dermatologista.

Poucos cuidados com os fios

Alguns hábitos podem ser ruins para qualquer cabelo e, durante a gestação, juntamente com as alterações hormonais e estresse, tornam-se uma verdadeira bomba e causam a queda. Escovar demais os fios, prendê-los molhados e usar produtos químicos são algumas das razões que podem levá-los a cair.

É importante ressaltar que, durante a gravidez, não devem ser usadas colorações, alisamentos e outras químicas, pois as substâncias podem chegar ao feto e prejudicar o desenvolvimento. Mesmo as tinturas sem amônias, as hennas e os xampus tonalizantes precisam ser evitados nesse período. Eles também contêm substâncias que podem fazer mal ao bebê.

Os xampus de uso diário também precisam ser escolhidos com cuidado. O ideal é utilizar opções sem parabenos, silicone e derivados de petróleo. Eles são mais suaves e, além de não fazerem mal ao bebê, também são ecológicos.

Durante o período pós-parto é mais comum que os fios caiam. Caso isso aconteça, não precisa se desesperar, embora seja sempre importante relatar essas alterações ao médico. Mantenha os cuidados com os fios, sempre com as precauções necessárias para a saúde do bebê. Saiba que, após um ano do parto, as mudanças que foram causadas pela gravidez começam a passar e a tendência é que a queda de cabelo não seja mais um problema.

Você está passando por esse problema? Já sabe como resolvê-lo? Deixe sua resposta aqui nos comentários!

 

6 comentários sobre “A queda de cabelo é comum na gravidez? Por que ela ocorre?

  1. Tive bebê a quatro meses, e agora comecei a ter queda de cabelo

    1. Oi Suhelen!
      Que mals, amiga! espero que a matéria tenha contribuído para você entender o que acontece com o corpo na gestação.

      Se você quiser um shampoo e condicionador anti-queda, que ajuda a fortalecer o cabelo, temos a linha Ice Drop. Ele é muito bom mesmo e você sente os resultados do crescimento em 2 semanas!
      O Ice Drop aumenta a oxigenação no couro cabeludo e possui um efeito refrescante.

      Se tiver qualquer dúvida pode chamar!

  2. Olá, estou grávida de 7 semanas e como não faço mais uso de progressiva no meu cabelo, gostaria de saber se posso comprar o kit belissé sem medo e sem preocupação que não irá fazer mal para o bb.

    1. Oi Lethyce, pode usar sim, sem medo! Temos os registros da Anvisa e o Belissè é totalmente livre de químicas e não possui nenhum componente que vai interferir na gestação e na amamentação do seu bebê. Se tiver qualquer dúvida pode chamar a gente no Whatsapp (47) 9.9203.1289. Até mais!

  3. Ola o ano que vem vou doar meu cabelo para uma ong de crianças com cancer, gostaria de saber se posso usar?

    1. Oi Liliane! tudo bem?
      Que atitude linda!!! Parabéns!
      Pode usar o Belissè sem problema, ele não possui nada de química e não vai danificar o seu cabelo
      Bjus e se tiver qualquer dúvida pode perguntar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *