Publicado em

Descubra como fazer cronograma capilar e recuperar seu cabelo!

Todo cabelo é danificado constantemente, seja pelo banho com água quente, pela aplicação de químicas ou pela exposição ao sol e vento. Com isso, é natural que exista a necessidade de fazer tratamentos, como o cronograma capilar. Essa técnica tem atraído muitas mulheres, por conseguir recuperar os cabelos de forma simples, em casa. Quer entender melhor sobre esse assunto? Basta continuar a leitura!

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é a junção de três tratamentos capilares: hidratação, nutrição e reconstrução. Não pense que essa técnica é feita apenas em cabelos muito danificados, pois, como dissemos na introdução, todos os cabelos são agredidos diariamente, portanto, o cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, incluindo o seu.

Quais os benefícios de cada etapa do cronograma?

Algumas pessoas acreditam que fazer apenas um dos tratamentos de cada vez é o suficiente. Esse é um grande erro, já que cada um deles tem uma função é essencial para os fios, por isso, quando são feitos de forma intercalada, ajudam a recuperar muito o cabelo.

A hidratação consegue devolver a água aos fios, o que ajuda a acabar com o ressecamento, além de proporcionar brilho e maciez. Já a nutrição repõe a oleosidade natural dos fios, diminuindo o frizz e proporcionando mais definição.

A reconstrução aumenta a força e a vitalidade do cabelo, além de ser responsável pelo crescimento. Ela  também é ótima para acabar com pontas duplas, evitar queda, deixar o cabelo mais grosso, mais forte e resistente.

Como montar o meu?

Antes de sair procurando um cronograma capilar na internet ou com uma amiga, saiba que é preciso analisar quais as principais necessidades do seu cabelo, pois o cronograma que serve para uma, pode não servir para outra, já que cada cabelo passa por químicas e danos diferentes.

Para saber qual o estado do seu cabelo, você pode fazer um teste de porosidade, que indica a capacidade que seu cabelo tem de absorver as substâncias nutritivas e hidratantes e também a água. O teste é simples e só precisa de um fio de cabelo e um copo com água em temperatura ambiente.

Coloque o fio limpo, sem que ele esteja com nenhum produto, dentro do copo com água. Deixe-o ali por sete minutos. Se ele boiar, significa que precisa de mais hidratação, se ficar no meio, a nutrição é mais necessária e se afunda, optar pela reconstrução é o melhor a fazer.

Vale ressaltar, que não é indicado exagerar nem menosprezar nenhuma parte do cronograma. Exagerar na nutrição pode fazer com que os fios fiquem oleosos e pesados demais, enquanto exagerar na reconstrução pode fazer os fios ficarem rígidos e quebrar.

Outro detalhe importante é que o cronograma não é fixo, ele pode ser adaptado conforme seu cabelo for se recuperando, afinal, um cabelo que precisa de mais hidratação em um momento, pode precisar de mais reconstrução em outro.

 

Quais produtos usar para fazer o cronograma capilar?

Existem ingredientes específicos que devem estar presentes em cada etapa do seu cronograma capilar e, para assegurar que o procedimento terá ótimos resultados, é preciso verificar a embalagem e checar se  eles estão presentes. Para fazer a hidratação, busque produtos que contenham ingredientes como vitaminas, colágeno e panthenol.

Para nutrir os fios, o mais indicado é utilizar óleos vegetais, como o óleo de macadâmia e o de monoi. Já na fase de reconstrução, a queratina é essencial, pois penetra na cutícula do cabelo e o restaura. Fique atento a esses ingredientes na hora de adquirir os produtos e seu cronograma capilar será um sucesso!

Já sabe como fazer seu cronograma capilar? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *