Publicado em

Conheça os malefícios da progressiva e descubra como alisar o cabelo com segurança!

malefícios da progressiva e alternativas

A escova progressiva se popularizou muito a alguns anos atrás. Com a promessa de alisar o cabelo progressivamente, o procedimento virou uma tendência, até que começaram a surgir os problemas. Relatos de alergias, irritação das vias respiratórias e até óbitos chegaram a ser causados por conta do formol, substância presente neste tipo de alisamento. Ele chegou a ser classificado como cancerígeno também.

Em 2011 a ANVISA estabeleceu que o máximo de formol presente nas escovas progressivas deveria ser de 0,2%. No entanto, essa quantidade não cumpria com a função e, por isso, muitos profissionais passaram a acrescentar o produto. Além disso, mesmo as progressivas que contém pouco formol podem trazer riscos. Confira quais são eles e como alisar o cabelo sem correr esses riscos!

Deixa os fios ressecados e o couro cabeludo oleoso

A progressiva cria uma barreira em torno do fio que impede que os nutrientes consigam penetrá-lo. Isso significa que, mesmo fazendo muitas hidratações, cabelos que passaram por esse procedimento tendem a ficar ressecados.

Além disso, ela também muda a distribuição da queratina ao longo dos fios, o que pode deixa-los elásticos. Quem tem o couro cabeludo mais sensível ou oleoso pode sentir uma intensificação dessas características.

Por fim, a estrutura do fio é alterada permanentemente, fazendo com que a recuperação seja bem mais difícil caso você não goste do efeito.

Causa complicações quando feita de forma incorreta

Nem todos os cabeleireiros sabem disso, mas, durante a aplicação da progressiva, não pode haver contato do produto com o couro cabeludo. Caso haja o contato, podem surgir diversos efeitos colaterais, incluindo alergias, coceira, ardência e descamação do couro cabeludo.

Os danos podem demorar no mínimo de seis a sete meses para serem revertidos. Dependendo das complicações, como a queima do couro cabeludo, podem ser irreversíveis.

Pode trazer riscos ao feto

As progressivas com formol não devem nem ser cogitadas por grávidas, já que podem causar sérios problemas, inclusive na formação do feto. A concentração permitida pela Anvisa não tem a capacidade de alisar os fios e alguns profissionais acabam adicionando, no momento do preparo, uma quantidade maior para proporcionar o resultado esperado.

Justamente por conta do uso indevido, ainda ocorrem casos como o de março deste ano, em que uma mulher veio a óbito após o uso da escova progressiva.

Há ainda aquelas progressivas que não contem formol, porém contém substâncias tóxicas como o glutaraldeído, que tem os mesmos riscos e restrições, mas também é utilizado por alguns profissionais — muitas vezes por desconhecimento sobre os efeitos.

Portanto, o recomendado é evitar esse procedimento, principalmente no primeiro trimestre da gravidez. Já existem alternativas que podem ser usadas por gestantes e lactantes, como falaremos a seguir.

É possível alisar o cabelo de forma segura e saudável

Para alisar os fios com total segurança é preciso recorrer a produtos sem químicas nocivas. O problema é que produtos que alteram a estrutura dos fios não têm como cumprir com sua função devidamente, a menos que contenham substâncias químicas mais fortes. Mas calma, isso não significa que você não possa mais alisar os fios.

Na verdade, com o avanço da tecnologia foi possível criar um produto que alisa sem conter químicas, o Belissè. Embora ele não altere a estrutura dos fios, o efeito liso é gerado por meio Silsoft CLX-E, um silicone que forma um filme protetor hidrofóbico durante a secagem e proporciona o efeito do alisamento.

Ele ainda alinha os fios, recupera os danos, sela pontas duplas, reduz o volume e controla o frizz. Isso tudo sem conter parabenos, pertolato e química. Além de não prejudicar os fios ou a sua saúde, ele contém um ativo cosmético de origem vegetal (extratos de chia e linhaça) que protege o cabelo do stress térmico e umidade.

Ficou interessada? Confira nosso artigo completo sobre o Belissè e saiba como utilizá-lo!

 

10 comentários sobre “Conheça os malefícios da progressiva e descubra como alisar o cabelo com segurança!

  1. eu gostei da proposta do produto em um futuro remoto gostaria se adquiri-lodei

    1. aiii, que arrasoo miga, Belissè é realmente maravilhoso <3
      Beijinhos ;*
      Tenha um bom dia <3

  2. Vcs poderiam enviar uma amostra do produto. Ele é caro, seria muito válido se isso fosse possível. Pensem nessa hipótese com carinho. bjs

    1. oii miga, infelizmente não realizamos o envios de amostras por uma questão de logística mesmo, mas dê uma olhadinha no onsso site pois estamos com várias promos disponíveis, vale suuuper a pena 😉
      Beijinhos ;*
      Tenha uma ótima semana <3

  3. O KIT BELISSÈ GIFT BOX + FLUÍDO TERMOATIVADO é compatível com henê?

    1. oiii amoree, toda a linha Belissè por não conter química não possui contra indicações, então pode usar sem medo que ele não vai danificar os fios, muito pelo contrário, ele vai ajudar a prolongar o efeito liso do henê, ajudar na hidratação e deixar com aspecto de liso natural, um arraso *-*
      Estamos a disposição para qualquer outra dúvida.
      Beijinhos ;*
      Tenha uma ótima semana <3

  4. Olá, Tenho o cabelo crespo de raiz, porém uso a Progressiva para diminuir o mutuoso volume. Ele é muito ressecado, estar sem vida,mesmo com hidratação boa. Qual sua sugestão para o tratamento do meu cabelo com esses produtos. Grata

    1. oiii migaa, se for para manter o efeito liso da progressiva indico o Belissè, ele vai ajudar a prolongar ainda mais o efeito da progressiva, deixa os fios bem soltinhos e leves, proporciona uma hidratação e reconstrução maraaa, diminui o frizz e o volume, um arrasooo e para dar vida ao fios indico o Entreliss, que é o nosso reparador instantâneo, ele recupera até os fios mais danificados, um arraso, dê uma olhadinha <3
      Estamos a disposição para qualquer outra dúvida.
      Beijinhos ;*
      Tenha uma ótima semana <3

  5. Olá ele é natural sem química? Gostaria de saber se crianças podem usar tbm , ela tem 4 anos . Já que n faz mal queria usar na minha filha

    1. Oii miga, isso mesmo, Belissè não contém nadinha de química. Nós não podemos indicar para crianças, pois Belissè não é uma linha destinada ao público infantil, mas como ele é um produto vegano e livre de químicas, podemos garantir que não fará mal algum, inclusive temos várias clientes que usam em suas filhas e adoram os resultados 😉
      Estamos a disposição para qualquer outra dúvida.
      Beijinhos ;*
      Tenha um ótimo dia <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *