Publicado em

O que é corte químico e como fazer a reconstrução para recuperar os fios danificados?

O corte químico é um problema que ocorre quando o cabelo fica tão fragilizado que se parte após um procedimento químico. Normalmente acontece logo no momento do enxágue do produto e pode ser causado por vários motivos.

Pode ser desesperador se preparar para conferir o resultado de uma mudança no visual e acabar sentindo tufos do cabelo caindo. No entanto, há como evitar que isso ocorra e até mesmo reduzir um pouco os danos com uma reconstrução caso o desastre já tenha acontecido. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura!

Conheça as causas do corte químico

Basicamente, o corte químico pode ser causado por qualquer ação que acabe resultando em uma desestruturação capilar. Alisamentos em excessos, colorações ou procedimentos feitos em cabelos já muito fragilizados, erros de aplicação e tempo de pausa excedido são algumas das causas do corte químico.

A incompatibilidade entre as químicas é uma das maiores culpadas, principalmente em quem costuma realizar os procedimentos por conta própria, sem o auxílio de um profissional. Isso porque algumas substâncias não podem ser misturadas.

Um exemplo são os produtos a base de amônia, que não podem ser misturados com produtos a base de hidróxido de sódio. Inclusive, o tempo de pausa de produtos à base de amônia deve ser seguido à risca, já que, deixa-lo reagir por longos períodos também pode causar o corte químico.

Em todas as instruções de cosméticos existe a indicação do teste de mecha. Embora algumas pessoas acreditem que ele seja perda de tempo, o intuito é justamente evitar que desastres como o corte químico aconteçam. Portanto, sempre faça o teste antes da aplicação e tenha consciência de todos os tipos de químicas usadas no cabelo.

Além disso, ao fazer procedimentos químicos, busque sempre um profissional, para que ele possa orientá-lo sobre quais elementos podem ou não interagir.

Saiba como recuperar o cabelo já danificado

Se infelizmente você não leu esse post a tempo e seu cabelo teve o corte químico, não precisa se desesperar. Os fios partidos não têm como recuperar, mas os que ficaram elásticos ainda podem ser salvos.

Para começar, será preciso ir até um salão para observar o tamanho dos danos e realizar um corte com um profissional. Em casos mais graves não há como evitar a retirada de boa parte do comprimento, pois, para que ele volte a crescer, será preciso cortá-lo. Já quando os danos não foram tão extensos, é possível cortar menos e evitar mudanças radicais.

Após o corte, é hora de recompor a saúde dos fios. Existem produtos que podem devolver os nutrientes e recuperar os cabelos, mesmo que eles estejam muito danificados. Este é o caso do Entreliss e da linha Glam, que podem ser usados em casa mesmo.

Glam

Composta por shampoo, máscara, queratina e ampola, a linha Glam é voltada para a reconstrução e restauração dos fios. Em sua composição há colágeno hidrolisado, D Pantenol, óleo de côco, sericina e queratina hidrolisada. A aplicação é bem simples:

  1. Lavar com o Shampoo 2x
  2. Tirar o excesso de água e aplicar a máscara enluvando os fios
  3. Deixar agir de 3 a 5 minutos
  4. Enxaguar
  5. Aplicar a queratina

Observações:

  • Não é necessário enxaguar a queratina;
  • Embora o shampoo, o condicionador e a máscara possam ser utilizados diariamente, o ideal é que a queratina seja usada a cada 15 dias;
  • Quando houver a necessidade de uma hidratação mais profunda, a máscara pode ser substituída pela ampola.

Entreliss

O Entreliss é a solução da Belletonn para recuperar instantaneamente até mesmo cabelos SUPER danificados por químicas!

Composto por extratos de óleo de semente de girassol, amaranto, gergelim e macadâmia, o Entreliss é um produto que repara, proporciona brilho e movimento aos fios. Ele ainda fortalece a raiz, aumenta a circulação no couro cabeludo e estimula o crescimento.

Seu uso deve ser realizado após a lavagem dos cabelos, após retirar o excesso de água. Basta aplica-lo e massagear o cabelo até que se forme uma espuma. Depois, deixar agir de 3 a 5 minutos e enxaguar.

Os dois produtos podem ser utilizados juntos ou de forma alternada e também podem fazer parte do seu cronograma capilar.

Que tal adquiri-los agora mesmo? Compre online e receba os produtos em casa!

10 comentários sobre “O que é corte químico e como fazer a reconstrução para recuperar os fios danificados?

  1. Ameiii as dicas😘

    1. Aiiii miga, que bom. Ficamos muito felizes em saber que você gostou das dicas *-*
      Nós amamos cabelos e amamos dar dicas para as nossas clientes estarem sempre lindas e com cabelos saúdaveis <3
      Estamos sempre a disposição para qualquer dúvida.
      Beijinhos ;*
      Tenha um bom dia <3

  2. Olá! Bom dia!
    Tenho uma dúvida em relação ao Kit Bellisse. A proposta é de alisamento sem química, não é?
    No entanto, qual é o ingrediente ativo do Fluido Termoativado, já que é ele que proporciona o efeito liso?

    Encaminhei uma mensagem há quase duas semanas e não obtive retorno. 😔

    1. oiii amada, o principalmente agente alisante do Belissè é o SILSOFT CLX-E, ele é um silicone criado em laboratório que em contato com o calor derrete e envolve os fios, deixando assim os fios esticadinhos e sem frizz por impedir o contato com a umidade 😉
      Beijinhos ;*
      Tenha um bom dia <3

  3. Boa tarde meninas, o kit Belisse pode ser usado diariamente ou preciso intercalar com outro shampoo e produtos?

    1. oiii amada, Belissè é de uso diário, inclusive indicamos sempre o uso em todas as lavagens em todas as lavagens para um melhor resultado, então pode usar sem medo migaaa *—*
      Beijinhos ;*
      Tenha um ótimooo dia <3

  4. Por favor, eu comprei o kit com belisse + entreliss… Posso usar o entreliss logo após o kit belisse? Qual a melhor forma?

    1. oiii amada, pode usar junto sim, primeiro você lava com o shampoo, dai aplica o Entreliss, deixa agir de 3 a 5 minutos, enxagua, seca de 80 a 100% os fios com o secador, aplica o fluído generosamente, até molhar bem os fios, dai já começa com a escova e depois a chapinha 🙂 <3
      Beijinhos ;*
      Tenha um ótimooo dia <3

  5. Meu cabelo danificou muito após a última progressiva, mas não cheguei a perder os fios desse jeito. Ainda assim, os fios ficaram estranhos e oleosos. Qual produto vocês me indicariam para isso?

    1. oiii miga, para combate a oleosidade nós temos o Ice Drop, ele é específico contra queda e oleosidade, um arrasoooo e temos o Entreliss que é o nosso reparador instantâneo, ele recupera até os fios mais danificados, seria ótimo essas duas linhas para o seu caso miga *-*
      Estamos a disposição para qualquer outra dúvida.
      Beijinhos ;*
      Tenha um ótimo dia <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *